O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (4), Dom João Aparecido Bergamasco como bispo da Arquidiocese de Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. O sacerdote estava em Corumbá (MS), antes de ser transferido para Mato Grosso.
Segundo a arquidiocese, a função estava vaga desde junho de 2023, quando o antigo bispo, dom Derek John Christopher Byrne, renunciou após ter completado 75 anos, idade que os sacerdotes podem renunciar, conforme Código de Direito Canônico.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom João. “Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Primavera do Leste. Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério no Mato Grosso”.
O bispo
Dom João nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá (PR). Ele cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993. Depois de formado, foi enviado em missão para Rondônia, onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995 e integrou o Conselho Presbiteral.
Até o final de 1998 ficou Em Cerejeiras (RO). Lá foi diretor da Rádio Comunitária e assessor da Pastoral da Juventude. Em 2001, assumiu a reitoria do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Manaus (AM).
Em dezembro de 2018, o Papa Francisco o nomeou como 14º bispo para a diocese de Corumbá (MS). Foi ordenado em 3 de março de 2019. Em 23 do mesmo mês foi empossado oficialmente como bispo da diocese.
Dom João Aparecido Bergamasco também é membro da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha, e também da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB.