Vinte mulheres foram presas, nesse domingo (16), ao tentarem entrar na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com carteiras de visitantes falsas e drogas. Duas visitantes prenderam os entorpecentes na região da barriga e tentaram se passar por grávidas.
De acordo com Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), as drogas seriam entregues aos companheiros das suspeitas que estão presos no local.
Com as duas mulheres, foram apreendidos cerca de 1,7 kg de entorpecentes análogos à maconha, pasta-base de cocaína e cocaína. De acordo com a PCE, a existência das drogas foi descoberta durante a revista de rotina realizada pelos policias penais.
Para esconder o material ilícito, uma das suspeitas também usava duas cuecas, onde foram encontrados onze pacotes, com aproximadamente 1,25 kg de drogas, enquanto a outra mulher, de 19 anos, escondia outros três pacotes, com 760 gramas de entorpecentes.
Segundo a polícia, foi constado que as mulheres não tinham solicitado as Carteiras Individuais de Visitantes (CIV), emitidas pela Sesp, já que os protocolos de entrada para a confecção dos documentos não foram identificados no sistema, o que apontou que as identidades eram falsas. Além disso, os dispositivos de segurança não eram compatíveis com nenhum código utilizado nos documentos oficiais.
As duas mulheres foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil e devem responder por tráfico de drogas, com punição maior por se tratar de estabelecimento prisional.
Já as outras 18 detidas responderão por uso de documento falso.